sábado, 17 de maio de 2008

Maninho: Fé e dedicação a UERGS!

Hoje completa 1 ano da morte do "maninho", motorista que transportava os alunos da unidade de Guaíba (trajeto Poa-Guaíba).

É dificil colocar em palavras o respeito, a admiração e gratidão por este amigo que acima de tudo acreditou e dedicou sua vida a UERGS. Alguém que acreditava em um estado melhor, mais humanitário, com desenvolvimento, com EDUCAÇÂO.

Assim como ele, muitos acreditaram e acreditam na UERGS, no desenvolvimento do estado, que seus filhos poderiam estudar em uma Universidade PÙBLICA, GRATUÌTA e de QUALIDADE.

A UERGS foi, e é um sonho para muitos. Sonho este sonhado a mais de 30 anos, uma luta e uma conquista do povo gaúcho.
O Jéferson (ou apenas maninho) mudou sua vida literalmente. Mudou-se com a família de Porto Alegre para Guaíba, acreditando no crescimento da UERGS, da nossa unidade. Assim como muitos alunos que se mudaram do interior para cá, na esperança de estudar, de melhorar de vida, através da educação do CONHECIMENTO, única coisa que relamente pode mudar uma sociedade, um estado, um pais.

A UERGS concebida na idéia de uma Universidade com foco no desenvolvimento regional sustentável, em outras palavras o crescimento econômico e social do local onde está inserida. Esta Universidade que foi, e continua sendo, motivo de luta de um povo, de muitos estutantes, que estão sem aula, sem professores, sem vestibular sem condições mínimas de estrutura e funcionários, e que mesmo assim, apesar de tudo mostram seu valor e sua competência, seja nos excelentes trabalhos de pesquisa feitos, seja nos ótimos exemplos de profissionais que formamos.

Me entriste-ze lembrar que faz um ano que nosso amigo maninho se foi, que na época de seu falecimento esta reitoria apenas divulgou uma nota interna referindo o acontecido, nem mesmo colocando no site da UERGS, mostrando mais uma vez a "imensa" consideração pela nossa unidade, pelos alunos e pelas pessoas que dedicam e dedicaram suas vidas pelas UERGS, pela manutanção deste curso.


Estamos sem professores, praticamente sem aulas com praticamente 3 anos sem vestibular.
Precisamos fazer alguma coisa, lutar.

As medidas politicamente corretas estão praticamente esgotadas, é preciso de algo mais forte, ir para o embate, ir as ruas, a imprensa, mostrar nossa cara e nossa força.

Muitas unidades já estão organizadas em comissões locais, com deputados, prefeitos e entidades importantes das suas comunidades. Precisamos reunir estas forças, forças politcas sim, forças estudantis, secundaristas, sindicatos, empresas, etc..

Concentrar esta força aqui na Capital, no Piratini, forçar este governo a nos enxergar, a dar a importância que a UERGS, que educação e que o povo gaúcho merecem.

Obrigado maninho, pela sua dedicação, pela sua fé na UERGS, isto não terá sido em vão, não pode ser envão, não será envão!!!

Vamos a Luta!!!

Um comentário:

Undead Serious disse...

Hoje fui na UERGS tirar umas copias (eu estudo na Solon Tavares) e fiquei dando uma olhada na escola.
Não parece uma Universidade.
Isso que estão fazendo (ou deixando de fazer, não sei) com a Uergs é um desrespeito para com o País, um ataque contra a sociedade, uma violência contra o povo Gaúcho.
RS depende, e muito, do sucesso e da longa vida da UERGS, principalmente da unidade de Guaiba.
É de dar medo.
A coisa tem que ser encarada como uma situação criminal contra o povo brasileiro.