terça-feira, 17 de julho de 2007

Reunião Conjunta: Assuergs, PróUergs e Aduergs.

Reunião Conjunta: Assuergs, PróUergs e Aduergs.



No dia 16 de Julho, às 13 horas, no Largo da Banca 32 do Mercado Público de Porto Alegre, reuniram-se vários colegas representando os três segmentos da comunidade universitária da UERGS, do corpo docente, discente e dos funcionários, para avaliar a situação da atual crise institucional.

Os docentes apresentaram um rascunho dos encaminhamentos da sua Assembléia Geral de 07 de Julho, destacando os pontos principais: a fundação da Aduergs; a meta de normalização democrática a partir da implantação do Estatuto Definitivo (Decreto 43.240/2004); a complementação do Quadro de Técnicos e Docentes Permanentes através de concursos públicos; e, a realização de um concurso vestibular em 2008 por unidade com graduação.

Os técnicos apresentaram suas demandas através da normalização das relações trabalhistas envolvendo desde a negociação do acordo coletivo através do SEMAPI até formulação de um plano de carreira. Os discentes destacaram a necessidade da realização do máximo de concursos vestibulares em 2008.

O debate que se seguiu indicou vários outros pontos de interesse comum, como a defesa de uma universidade democrática, as dificuldades de organização da comunidade universitária e a carência de uma política universitária de apoio aos discentes hiposuficentes.

Como encaminhamento para análise dos diferentes segmentos da comunidade universitária, foram sugeridos os seguintes eixos para uma plataforma comum de um movimento conjunto dos três segmentos:


1. Normalização Democrática;

2. Normalização das Relações Trabalhistas;

3. Realização de, pelo menos, um concurso vestibular em 2008 por unidade com graduação e critérios transparentes.


Ficou sugerida a data de 23 de Julho para a próxima reunião de encaminhamentos.

Participantes:
Marcos F. Barros (Discente Unidade de Guaíba)
Carla Adriana Fernandes (Técnica da PROPESQ)
Marcelo S. Badejo (Docente Unidade de Vacaria)
Sabrina S. Monteiro (Técnica da Reitoria Comunicação)
Naiana Gabiatti (Discente da Unidade Porto Alegre)
Celson R. Canto Silva (Docente Unidade de Cachoeira do Sul)
Jenifer Couto (Discente da Unidade Montenegro)
Fernanda Vieira Silva (Técnica da PROENS)
Marcelo Christoff (Docente Unidade Bento Gonçalves)
Martha Hoppe (Docente Unidade de Porto Alegre)

Nenhum comentário: