domingo, 1 de julho de 2007

EDUCAÇÃO POPULAR - UM SONHO POSSÍVEL

Não é FAVOR, É DIREITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fernanda Paulo, educadora Popular

“Devemos Lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza,
mas devemos lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza”.
Boaventura de Sousa Santos

A Universidade Federal do estado do Rio Grande do Sul é um espaço público e a sociedade civil se fez presente se manifestando e mostrando que estar naquele lugar na busca da democratização do saber através da inclusão de todos os homens e mulheres, sejam negros, pobres, indígenas, homossexuais, idosos, deficiente, todos (as) têm o direito ao acesso a Universidade Pública. Os grupos sociais expressaram a sua indignação a este País da diversidade, que esta tão distante do processo de humanização, pelas diferentes violações de direitos desta camada da sociedade historicamente excluída. Assim as cotas não são só necessárias, são urgentes, porque é DIREITO!!!! Para reescrever a história estamos todos (as) caminhando juntos (as) uns com os outros, porque segundo o educador Paulo freire que pregava a importância da educação Popular: “O ser humano é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo à razão de que faz a história. Nela, por isso mesma, deve deixar suas marcas de sujeito e não pegadas de objeto”.
Aos vinte e nove dias do mês de junho do ano de dois mil e sete escrevemos mais uma página da história do povo brasileiro, não um povo qualquer, mas o povo que sofreu e continua sofrendo pela discriminação e exclusão social. Assim o ato de mobilização participativa mostrou que todos (as) juntos (as) somos mais e que “Ninguém democratiza a escola sozinho, a partir do gabinete do secretário”, assim a cidade de POA foi convidada a se somar para que juntos garantíssemos a pluralidade de idéias e a aprovação das cotas, porque segundo o pensador Paulo freire:” A partir das relações do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a. Vai acrescentando ela algo de que ele mesmo é o fazedor”.
Em suma, o que queremos é uma Universidade Pública Popular, que ofereça um espaço de mudança possível, de debates e de democratização de acesso, que é mais do que urgente no século XXI, é DIREITO.

Galera esta fala foi pronunciada na audiêncai do dia 04 na AL. e Foi colocada aqui como um comentário, mas devido a sua importancia resolvi postar ela aqui.

Enviada por: Fernanda Paulo, educadora Popular

Abraços a todos e Força ao movimento!!!

Nenhum comentário: