segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O VALOR DA UERGS

Prezados,

Na sexta-feira dia 26 de novembro do corrente ano (2007), eu, o aluno André Cauduro e os ex-alunos Paulo Baggio e Rafael Mallmann (agora engenheiros em sistemas digitais) proferimos, no evento Actualiza 2007, palestra sobre o tema “Desenvolvimento de Software – o E-M@T: Ambiente Interativo Multidisciplinar para Educação nas Engenharias”. Apresentamos o que significa elaborar um projeto em tecnologia da informação e comunicação sob demanda da Educação. O Actualiza 2007 foi o primeiro evento em tecnologia promovido pela Escola Técnica Solon Tavares situada ao lado do Curso de Engenharia em Sistemas Digitais, Unidade Guaíba da UERGS.

O E-M@T é um ambiente tecnológico, baseado em software livre, destinado a atender o ensino e aprendizagem de disciplinas como matemática, física, circuitos elétricos, pertencentes à área tecnológica. Foi criado por nossa equipe, o GrITEE, nas condições que temos em nossa Unidade em Guaíba. Só fizemos reforçar a idéia que o povo brasileiro é muito criativo e, ao contrário do que dizem, trabalhador e empreendedor. Mostramos que apesar da quase nenhuma infra-estrutura oferecida, ainda assim, projetamos e criamos algo novo e diferente do que existe no meio acadêmico; um ambiente web totalmente interativo para aprendizagem por articular aplicativos como Sistemas Algébricos Computacionais e Plotadores sem que alunos e professores tenham de se preocupar com sintaxes de linguagens quase sempre inacessíveis ao usuário leigo em informática.

Esse projeto e outros, coordenados por pesquisadores em nossa Unidade Guaíba, juntamente com todo trabalho didático e pedagógico empreendido por uma equipe de docentes para formar futuros engenheiros em sistemas digitais, contribuíram para gerar os primeiros frutos.

No sábado, dia 27 de novembro, no Clube Farrapos em Porto Alegre, ocorreu a formatura de nossa primeira turma de Engenharia em Sistemas Digitais. Foi um grande acontecimento, uma grande festa e muita emoção para celebrar o final de uma etapa referente à formação profissional de nove jovens: Caio Brentano dos Passos, Carolina Martins Concatto, Débora da Silva Motta Matos, Diego Gonçalves Silva, Ivandro da Silva Ribeiro (Guaibense), João Wagner de Oliveira, Michele Vieira da Silva, Paulo Eduardo Baggio e Rafael Mendes Mallmann.

Merecem nossos cumprimentos pelo trabalho concluído, pois foram cinco anos de dedicação e muita luta para mostrar que nosso Curso de Engenharia em Sistemas Digitais tem potencial para formar empreendedores, profissionais para gerenciar projetos em tecnologia e cientistas. Alguns estão em empresas de tecnologia, um montou a sua própria empresa e outros já foram admitidos em mestrados na UFRGS.

Gostaria de poder dizer “estão em mestrado na UERGS!”, gostaria de poder dizer que as primeiras incubadoras do Curso de Engenharia em Sistemas Digitais da UERGS, Unidade Guaíba, geraram o primeiro empresário e pessoal de primeira linha para atuar em grandes empresas de tecnologia, mas não posso e parece que esse sonho está difícil de ser realizado. Esses alunos trilharam um caminho difícil dadas as dificuldades da instituição; não temos incubadoras, não temos cursos de pós-graduação... Esses alunos conquistaram posições, realizaram sonhos, porque acreditaram e lutaram. Acreditaram em si mesmos e nos professores que estavam e nos que ainda continuam na instituição. Acreditaram em idéias e formularam suas próprias concepções sobre ser um profissional nessa sociedade. Ajudaram a construir parte da história da UERGS e agora formados devolvem à sociedade e familiares o investimento de cinco anos de trabalho em uma formação. Tenho certeza que atuarão para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Sul.

Gostaria que um dia esses alunos, bem como outros que estão por vir, possam falar com orgulho de sua graduação, do lugar que os iniciou em uma formação profissional.

Entretanto, a instituição UERGS continua instável. Não há certeza da continuidade de existência de nossa universidade. Sem a realização de vestibulares no primeiro semestre de 2008, a UERGS tenderá a desaparecer; idéia defendida pelo próprio vice-governador e por pessoas que não conseguem vislumbrar que a educação é o que permite que uma nação ocupe seu lugar junto aos demais países desenvolvidos. O último Estado que criou sua Universidade será o primeiro a encerrar as atividades de uma instituição que nasceu para gerar riqueza tecnológica regional.

Em nosso Hino do Estado lemos

“Mas não basta para ser livre
ser forte, aguerrido e bravo
povo que não tem virtude,
acaba por ser escravo.”

Povo sem educação não tem virtude... sem virtude, acaba escravo da ignorância e facilmente governado por modelos impostos; não precisará pensar, avaliar ou escolher porque não haverá uma causa pela qual lutar, não haverá o que desejar...

Escrevo essa mensagem porque tenho orgulho de ter vindo para o Estado do Rio Grande do Sul e poder participar dessa trajetória da UERGS como professora e hoje ainda colaboradora na instituição. De nascimento sou carioca e gaúcha por escolha, orgulhosamente filha de gaúcho e casada com gaúcho. Freud explica, é claro. Fui criada no Rio de Janeiro em meio a gaúchos que se reuniam para matar a saudade dos pampas quando tios chegavam para visitar, cresci ouvindo causos em roda de chimarrão. Considero boas tradições gauchescas preparar um churrasco e não deixar a bomba do chima entupir. Entre estas vivências, aprendi que está a tradição da luta por ideais. Como disse um pai de um dos alunos formandos, perseguimos utopias, ao que completo: para, ao contrário do que se pensa, transformá-las em realidade.

Manter a UERGS viva é uma grande causa.

Saudações

TC

Os Cabraldinos

Tânia CABRAL e Roberto BALDINO

Nenhum comentário: