domingo, 23 de novembro de 2008

Vestibulares x ProfessoresQuem entre nós está satisfeito com a atual situação da Uergs?

Prezados Conselheiros e Comunidade Acadêmica,
De acordo, muito oportuna a deliberação da Assembléia Geral dos Docentes:
Lançamento do Edital Vestibular Uergs 2009-1 JÁ, atendendo o planejamento prévio dos colegas Coordenadores de Unidade.
É inaceitável que este serviço público do Estado, a Uergs seja interrompido pela falta de capacidade ou interesse do Governo do Estado e sua Reitoria Pró-Tempore em mantê-lo:
  • Existem MIL VAGAS NO TOTAL DE CURSOS e UNIDADES na Uergs que nos últimos dois anos tem sido prejudicadas pela Política do Deficit Zero, reduzindo não apenas o investimento, mas a manutenção dos serviços públicos: NUNCA FOMOS TÃO POUCOS SERVIDORES, DOCENTES E TÉCNICOS;
  • A mensagem eletrônica assinada pelo Pro Reitor Eloy Garcia da PROENS, condicionando o Lançamento do Vestibular Uergs 2009-1 à contratação de novos docentes, avilta a nossa consciência por que sabemos que estão definidas as Normas e as Vagas pelo Consun para novos Concursos Docentes na UERGS, desde Abril/2008;
  • E a NÃO Autorização pela Governadora para o lançamento destes Editais de Concurso até hoje, contraposto a previsão de investimento de UM BILHÃO E DUZENTOS E CINQUENTA MILHÕES DE REAIS na Proposta de Orçamento do Estado 2009 sinaliza claramente que a Uergs não é importante, nosso trabalho não é importante, e a sociedade gaúcha pode esperar talvez um milagre...
  • Lembero ainda que esta Reitoria Pró-tempore ao longo dos seus meses de existência emitiu vários documentos oficiais (Edital Vestibular 2008-1, PDI, Orçamento 2009-1) sem a consulta prévia e estatutária ao órgão máximo da Uergs, talvez por que prefira decidir sozinha, de acordo com quem lhe indicou e sem eleições para Diretor Regional. No Orçamento 2008 existe uma Ação de Governo que previa a transformação de todas as Unidades em Pólos de EaD.
Finalizo constatando que a Uergs, mesmo atravessando várias dificuldades ao longo dos anos, inclusive outras Reitorias Pró-Tempore, atingiu este ano a quarta posição entre as universidades públicas no Estado.
Mas será quer resistiremos a Terceira Reitoria Pró Tempore, com a sua proposta para Revisão do PDI focada em outros cursos? Talvez por isso não interesse novo vestibular...
E ainda, com a discussão corrente de Insitutos centralizados e serviços regionais, vamos ter um trabalho universitário de outra qualidade, para atender uma sociedade que também não foi consultada para que o Governo gaste seus impostos com estas novas finalidades...
Quem entre nós está satisfeito com a atual situação da Uergs?

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Diga Sim a UERGS!!

Alegrete diz Sim para a UERGS!!!


Mensagem a comunidade da Uergs



Venho através deste, divulgar o movimento de mobilização que os acadêmicos da unidade de Alegrete, juntamente com a comunidade, estão realizando em prol da Uergs.
Além do abaixo assinado que esta sendo feito por todas as unidades, estamos realizando um individual salientando os problemas e necessidades da unidade de Alegrete. Foi constituída uma comissão por membros da sociedade organizada (OAB, escolas de ensino médio, Centro Empresarial, Sindicatos e Autoridades políticas locais) e alunos representantes do Pólo, que tem o propósito de representar e defender os interesses da Uergs no município, realizando ações concretas e promovendo o envolvimento da comunidade.
Como uma destas ações concretas foi realizada no dia 13 de novembro de 2008 uma audiência pública, com presença significativa dos estudantes e professores de ensino médio e representantes da sociedade. Neste dia o comércio fechou suas portas por 15 minutos em apoio à causa da Uergs. A comunidade alegretense reivindicou a permanência e o efetivo funcionamento do Pólo da Uergs em Alegrete.
Nesta audiência foi realizado um protesto organizado pelos acadêmicos da unidade, onde apresentaram-se dispondo de uma faixa, com a seguinte frase: “UERGS, diga Sim”, e ainda com velas na mão demonstrando que a Universidade precisa de apoio, contratação de professores e abertura de novos vestibulares.
A comissão esta organizando material com os resultados desta audiência pública, encaminhamentos, propostas da comunidade para serem entregues em documento a reitoria e a governadora.
Através desta mensagem, estamos propondo a todos os alunos, que digam sim a Uergs e lutem pelo nosso patrimônio, não deixem que apaguem a Chama da Educação e do Desenvolvimento do Estado.
Queremos também solicitar que o representante dos alunos junto ao CONSUN, conselho universitário, reivindique a contratação de professores e abertura de novos vestibulares.





Ass.: Centro Acadêmico do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção

Alegrete, 20 de novembro de 2008.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Declaração do Reitor - ELIÇÔES PRA REITOR JÁ!!

Colegas,

Nos dias 27,28 e 29 de outubro foi realizada a IX Semana Acadêmica da Escola de Administração UFRGS – O Novo Administrador. No último dia o Reitor da Uergs participou, com uma atuação no mínimo decepcionante e de envergonhar qualquer um da universidade. Entre algumas coisas que ele falou da Uergs, ele afirmou que a “Uergs é um chester, com sérios problemas ósseos e vascular”até então, tranqüilo, éramos apenas motivo de risadas na sala de Cinema Redenção. Mas ele continuou, afirmando que a Uergs “está ruinzinha”, que foi criada como medida eleitora do governo PT (esqueceu de comentar que seu projeto vem sendo discutido desde 1989, com a participação de diversos setores da sociedade), que não teve a honra de começar pequena e crescer, pois já começou grande e hoje não possui condições de se sustentar (será?! Será que o que acontece não é a falta desinteresse dos governos que se sucedem e que não permitem que a Uergs seja autônoma e exerça com excelência suas atribuições? ). Bom, essa é a parte que me lembro, mas ele falou outros absurdos!

O pior é que não foi nos dado o direito de questioná-lo, pois para realizar perguntas era por papéis, onde os auxiliares liam e selecionavam as perguntas. A que foi escolhida foi uma que perguntava algumas opiniões dele a respeito da Uergs, bom ele detonou mais um pouquinho a universidade e ainda falou, se orgulhando disso, (essa foi a pérola), que ele era amigo pessoal da governadora, e que irá tentar se aproveitar disso tentar dar um jeito na Uergs (Será mesmo??? Ou não está acontecendo o contrário?! Pois não fomos nós que o escolhemos como reitor, e sim a governadora).

Bom, esse é um breve relato do que tivemos que ouvir, saímos de lá desmoralizados, com vergonha de possuir um reitor como esse, e sendo motivo de chacota de outros estudando que adoraram a analogia de que a Uergs é um chester e que infelizmente não sabem o porquê da Uergs, qual o papel dela para sociedade gaúcha.

Creio que o mínimo que o reitor Carlos Callegaro deva fazer é um retratação pública!
Estou tentando conseguir a gravação desse evento.

Att,

Juliane Meira Winckler