ATO PÚBLICO EM DEFESA DA UERGS
Data: 26/06/09 (sexta-feira)
Horário da Concentração: 12:00 Horas
Local: Praça da Matriz - Porto Alegre (Em frente a Assembléia Legislativa)
A marcha sairá da Praça da Matriz em direção à Reitoria às 13:00 horas (Av. Sete de Setembro 1156).
REIVINDICAÇÕES:- Eleição direta para Reitor
A UERGS é a única universidade pública no Brasil onde não existe eleição direta para Reitor. Atualmente, o Reitor é escolhido pelo governador em exercício.
O Tribunal de Justiça do Estado aponta a atual terceira reitoria pró - tempore por atos ilegais na tentativa de manter uma composição provisória do Conselho Superior Universitário/CONSUN e não promover a implementação do Estatuto definitivo.
- Reajuste salarial para professores e servidores
Em toda sua história, os professores e funcionários tiveram apenas um reajuste de 4%. A UERGS tem os menores salários entre as Universidades públicas e privadas do RS.
- Implementação do plano de carreira
O plano de carreira foi aprovado em todas as instâncias da universidade, mas continua engavetado na Casa Civil. O Plano organiza a carreira dos professores à medida em que proporciona a progressão, a cada três anos, por antiguidade ou merecimento. Também estabelece as atribuições docentes de acordo com a atividade-fim da UERGS (ensino, pesquisa e extensão). A inexistência do plano desqualifica e desvaloriza a carreira dos professores.
- Concurso para 170 novos professores
Os baixos salários e a ausência do plano de carreira tem gerado evasão de professores que buscam melhores oportunidades em outras universidades. O déficit de professores já ultrapassa 50% do quadro previsto de 300 docentes.
- Vinculação de 0,2% no orçamento estadual
A UERGS tem sofrido uma redução sistemática em seu orçamento ao longo dos últimos anos. A vinculação de 0,2% no orçamento estadual capacitará a Universidade renovar seus convênios, reformar sua infra-estrutura (atualmente precária), além de implementar o sistema de assistência estudantil (moradia, alimentação e transporte).
- Vestibular regular para todos os cursos
A política implantada pela reitoria de irregularidade dos vestibulares já decretou o extinção de diversos cursos no interior do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário