quarta-feira, 3 de setembro de 2008

REITORIA: Irresponsabilidade com Dinheiro Público!!

Colegas, Reitores, Professores, principalmente Srs. Conselheiros do CONSUN

Abaixo estão algumas fotos atuais dos prédios da Unidade de Guaíba capturadas no dia 02/09/2008. A mesma Unidade que sensibilizou os deputados e senadores que destinaram uma verba de 8 milhões para a UERGS, cujo a proposta da Reitoria é investir este dinheiro em softwares e materiais de informática.
Observem os detalhes das salas de aula que não possuem forro sob o telhado o que as tornam extremamente quentes no verão e extremamente frias no inverno, as janelas não fecham e em dias mais quentes há uma infestação de mosquitos e outros insetos, que impossibilitam a execução de aulas. Atentem também para vão de cerca de 1 metro entre a viga e o telhado, não há isolamento acústico entre as salas, o que atrapalha muito a aula. O próprio Conselho Estadual de Educação, vinculou o reconhecimento definitivo do curso a melhora nas instalações da ESD-Guaíba.

Cabe salientar que, mesmo com estas péssimas condições, já existiu no curso mais produção per capta, em pesquisa, do que na UFRGS. E mesmo com péssimos laboratórios e péssimas salas de aula, o curso de Engenharia em Sistemas Digitais Guaíba consegue formar engenheiros com qualidade (o mercado endossa o que digo). Imaginem se houvessem condições dignas!



A mera possibilidade de este dinheiro ser gasto em licenças de software e outros materiais de importância secundária, neste momento, chega a ser deprimente e desanimadora.
Nosso curso, atualmente, está com 18 disciplinas suspensas por falta de professores. Hoje contamos com metade do quadro de professores com que contávamos no início do ano, e este quadro é cerca de um terço do que precisaríamos para manter o curso com regularidade. Muita gente não consegue se formar, pois a Universidade oferece as disciplinas mas não os professores. Além disto, quando professores pesquisadores, se oferecem de forma voluntária para realizarem suas pesquisas, e contribuirem com a UERGS, o seu acesso é negado sob alegação de que a Universidade, no momento, não tem interesse.

Sem dúvidas, investimentos em informática são im
portantes, mas, neste momento as reformas nos prédios tem de ser a prioridade!

Pelas péssimas condições a que estamos submetidos em sala de aula, pedimos que as verbas federais sejam gastas em reformas nos prédios, e se for o caso, nós os alunos e professores de ESD, adiante, lutaremos por mais dinheiro para aquisição de equipamentos de informática!





Nenhum comentário: